Nutrição

SAÚDE

Carne Suìna: Fonte de Vitaminas e Minerais

Você sabia que a carne suína é uma excelente fonte de tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6, fósforo e proteína e uma boa fonte de zinco e potássio? Estes nutrientes são muito importantes para a nossa saúde e fazem da carne suína um alimento nutritivo.
Veja a tabela abaixo e conheça mais sobre cada um dos nutrientes. Na tabela, apresentamos os Valores Diários percentuais* listados nos rótulos de alimentos: é o número sobre a quantidade de cada nutriente que deve ser consumido diariamente.
(*Estas informações são baseadas em uma porção de 85g de carne suína.)

 

 

Nutrientes Valor Diário (VD)* Por que fazem bem?
Ferro 5% Ingerir ferro suficiente pode ser um problema para algumas mulheres, especialmente aquelas em idade reprodutiva. O ferro heme (encontrado na carne) é absorvido mais rapidamente que o ferro não-heme (encontrado em alimentos de origem vegetal). Portanto, quem evita comer carne sem ajuda de um profissional da saúde pode ter maior risco de anemia por deficiência de ferro.
Magnésio 6% Importante para a função normal de várias enzimas (que catalisam as reações químicas do organismo), da glicose e dos músculos.
Fósforo 20% Fortalece os ossos e gera energia nas células.
Potássio 11% Este mineral, também conhecido como um eletrólito, tem um papel importante no equilíbrio hídrico e ajuda a manter a pressão arterial normal.
Zinco 14% Componente de mais de 70 enzimas, é essencial para o metabolismo da energia e para o sistema imunológico.
Tiamina 54% Sem esta vitamina essencial, o metabolismo dos carboidratos, da proteína e da gordura ficariam significativamente comprometidos. A proteína animal é uma das melhores fontes deste nutriente e, entre as opções, a carne suína é a melhor.
Riboflavina 19% Depois do leite, há poucos alimentos com tanta riboflavina por porção quanto a carne suína. A riboflavina tem um importante papel na liberação de energia dos alimentos.
Niacina 37% Importante para a função normal de várias enzimas do organismo e está envolvida no metabolismo dos açúcares e ácidos graxos.
Vitamina B12 8% Ajuda a sintetizar hemácias e a metabolizar carboidratos e gorduras.
Vitamina B6 (piridoxina) 37% Importante para a função normal de enzimas e coenzimas necessárias para metabolizar proteínas, carboidratos e gorduras.  Além disso, tem papel fundamental na regulação do metabolismo do glicogênio (carboidratos armazenados).


Loading Gostou?   57 Favoritos




VOLTAR AO TOPO



ARTIGOS RELACIONADOS: