VÍDEOS

SABOR

Lombo com Mini Cebolas e Vinho Branco

TEMPO DE PREPARO: 60 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 40 minutos
RENDIMENTO: 6 porções
INGREDIENTES:

1 1⁄2 colher (sopa) de sal grosso
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim
Folhas de 3 ramos de tomilho
2 dentes de alho cortados em fatias
1 colher (chá) de pimenta-rosa
2 xícaras (chá) de vinho branco
3 colheres (sopa) de óleo
500 g de cebolas-pérola descascadas e cortadas ao meio
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de farinha de trigo
Salsinha picada a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma vasilha, coloque o sal grosso, o louro, o alecrim, o de tomilho, o alho, a pimenta-rosa e o vinho branco, formando uma marinada. Misture bem e em seguida acomode a peça de lombo, virando-o de todos os lados para absorver bem os temperos. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por algumas horas.

Retire o lombo da marinada e doure-o por igual numa frigideira com o óleo aquecido. Transfira a peça para uma assadeira, despeje sobre ela a marinada, coloque as cebolas ao redor e cubra novamente com papel-alumínio. Leve ao forno previamente aquecido (200 oC), e asse por cerca de 40 minutos, regando por 2 a 3 vezes com o caldo da assadeira, até que a carne esteja macia. Retire a peça da assadeira e deixe descansar sobre uma tábua.

Leve a assadeira diretamente à chama do fogão, adicione 1 xícara (chá) de água (200 ml) e raspe para soltar todo sabor formados durante a cocção. Por fim, misture a manteiga com a farinha de trigo, formando uma pasta, e acrescente-a à assadeira. Deixe ferver em fogo baixo por mais alguns minutos, para formar um molho de textura aveludada.

Corte metade da peça de lombo em fatias finas e as transfira, junto com a outra metade, para a travessa em que for servir. Despeje o molho, polvilhe a salsinha picada e sirva em seguida.

Prato festivo, mas com preparo prático e uso de poucos ingredientes. Aproveite o sabor do molho da assadeira para regar o lombo.


Loading Gostou?   42 Favoritos