VÍDEOS

SABOR

Hambúrguer de Alcatra Suína

TEMPO DE PREPARO: 15 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 5 minutos
RENDIMENTO: 5 unidades
INGREDIENTES:

750 g de Alcatra Suína cortada em cubos médios (2 cm)
½ xícara (chá) de ervas frescas bem picadas (salsinha, tomilho, manjericão e hortelã)
5 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
5 fatias de queijo mussarela
5 pães de hambúrguer
200 g de relish de pepino
2 xícaras (chá) de folhas de rúcula lavadas (cerca de 20 folhas médias)

MODO DE PREPARO:

Coloque os cubos de alcatra suína no processador e triture-os utilizando a tecla pulsar. Abra o processador 3 ou 4 vezes durante a operação para evitar que as fibras fiquem excessivamente moídas e percam a textura ideal. Transfira para uma tigela, adicione as ervas, o leite e a farinha de rosca e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Porcione a massa em 5 partes e modele-as em formato de hambúrgueres. Aqueça uma grelha em fogo alto e unte com o azeite. Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta e grelhe-os por

4 a 5 minutos de cada lado, pingando algumas gotas de água. Durante o processo, abafe com uma tampa por 4 minutos para que a carne cozinhe com o vapor e preserve a suculência. Coloque uma fatia de queijo por cima do hambúrguer e pingue mais algumas gotas de água na grelha. Deixe tampada até o queijo derreter.

Corte os pães ao meio e, na parte que servirá como base, espalhe o relish de pepino (aproximadamente 1 colher de sopa). Acomode 4 folhas de rúcula, o hambúrguer com o queijo derretido e mais uma colher de relish. Feche com a outra metade do pão e sirva em seguida.

A alcatra pode ser moída no processador em casa, de forma prática no preparo de almôndegas, rocamboles e outros recheios.


Loading Gostou?   42 Favoritos