RECEITAS

SABOR

Quibe de Forno

TEMPO DE PREPARO: 40 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 25 minutos
RENDIMENTO: 8 porções
INGREDIENTES:

750 g de Alcatra Suína cortada em cubos
3 dentes de alho descascados, cortados ao meio
1 folha de louro
3 colheres (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 kg de abóbora japonesa assada e espremida
1⁄2 xícara (chá) de folhas de hortelã picadas
1 xícara (chá) de trigo para quibe hidratado e escorrido
1⁄2 xícara (chá) de castanhas-de-caju picadas

MODO DE PREPARO:

Em uma panela de pressão, coloque os cubos de alcatra, o dentes de alho, a folha de louro, 2 colheres (chá) de sal e água em quantidade suficiente apenas para cobrir os cubos de carne.

Tampe, leve ao fogo alto e, após pegar pressão, cozinhe por 20 minutos. Abra a panela apenas quando toda a pressão tiver saído, retire a carne com uma escumadeira e desfie em seguida, com um garfo.

Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a carne desfiada 1⁄2 xícara (chá) do caldo do cozimento (100 ml) e ferva por mais 5 minutos. Apague o fogo e reserve.

Em uma tigela à parte, misture a abóbora cozida e espremida com o restante do sal, as folhas de hortelã e o trigo para quibe. Em um refratário, monte uma camada da mistura de abóbora e trigo para quibe. Recheie com o refogado de alcatra desfiada e cubra com o restante da abóbora. Espalhe as castanhas na superfície e leve ao forno previamente aquecido (180 oC) para assar por 25 minutos. Sirva em seguida.

O quibe é um prato típico do Oriente Médio e são diversas as variações na cozinha brasileira. Você vai se surpreender com o sabor da alcatra suína, nessa receita que leva purê de abóbora e castanha!


Loading Gostou?   17 Favoritos