RECEITAS

SABOR

Croqueta de Pernil Suíno

TEMPO DE PREPARO: 3 horas
TEMPO DE COZIMENTO:
RENDIMENTO: 15 unidades
INGREDIENTES:

PERNIL:

500 g de pernil suíno em cubos grandes

½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos (1 g)

1 folha de louro

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 tomate maduro em cubinhos

2 colheres (chá) de sal (10 g)

MASSA:

1 kg de batata Asterix

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (30 g)

1 ovo

6 colheres (sopa) de farinha de trigo (90 g)

Sal a gosto

MONTAGEM E FRITURA:

1 xícara (chá) de farinha de trigo (160 g)

3 ovos batidos

2 xícaras (chá) de farinha de rosca (320 g)

900 ml de óleo

MODO DE PREPARO:

Coloque em uma panela de pressão o pernil, a pimenta calabresa, o louro, o alho, a cebola, o tomate, o sal e 2 xícaras (chá) de água quente e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Coe para retirar todo o caldo e desfie bem a carne utilizando dois garfos. Cozinhe as batatas em água com sal e, quando estiverem macias, escorra totalmente a água. Amasse-as com espremedor para obter um purê liso e deixe esfriar. Coloque a manteiga, o ovo e mexa até ficar homogêneo. Misture a farinha de trigo, amasse e ajuste o sal. Se necessário, ajuste a consistência da massa acrescentando de 1 a 3 colheres (sopa) de farinha de trigo: a massa deve ficar macia, porém com consistência para moldar. Então, misture o pernil desfiado.

Molde os croquetes com as mãos untadas com manteiga, fazendo um cilindro com cada 1 colher (sopa) de massa. Passe os croquetes na  farinha de trigo, em seguida pelo ovo e, por último, na farinha de rosca. Frite-os em óleo a 170 °C até ficarem dourados. Escorra-os em um prato com papel toalha e sirva com geleia de pimenta.

 

Dica: Se desejar ainda mais crocância, faça o empanamento duplo: passe os croquetes mais uma vez pelo ovo e pela farinha de rosca.

Principal atributo: O pernil é um ótimo corte para cozinhar na panela de pressão e para desfiar. Tem bom rendimento e preparo simples.

 


Loading Gostou?   2 Favoritos