RECEITAS

SABOR

Arroz Caipira

TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 20 minutos
RENDIMENTO: 6 unidades
INGREDIENTES:

600 g de Pernil Suíno cortado em cubos
2 cebolas médias picadas
4 dentes de alho picados
1 ½  colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
1 colher (chá) de cúrcuma
1 lata de milho verde em conserva
5 tomates médios cortados em cubos
½ xícara (chá) de cheiro-verde

Variação: substitua o cheiro-verde por coentro picado.

MODO DE PREPARO:

Misture em uma tigela os cubos de pernil, as cebolas, o alho e 2 colheres (chá) de sal. Reserve. Leve ao fogo alto uma panela de pressão, acrescente o óleo e espere aquecer. Adicione aos poucos os cubos de pernil temperados, misture com uma espátula e deixe dourarem por alguns minutos. Cubra com água, tampe a panela e, depois que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Reserve.

Enquanto isso, prepare o arroz: em uma panela à parte, aqueça a manteiga e acrescente o arroz, refogando por alguns instantes. Adicione 3 xícaras (chá) de água quente, o restante do sal e a cúrcuma e cozinhe com a panela semitampada até a água secar. Adicione então o milho, os tomates em cubos e metade do cheiro-verde. Misture bem e reserve.

Para finalizar, transfira o arroz para a travessa em que for servir. Retire o pernil da panela de pressão com o auxílio de uma escumadeira, reservando o caldo formado para o preparo de sopas ou risotos. Acomode os pedaços de carne sobre o arroz, salpique com o restante do cheiro-verde e sirva em seguida.

Ideal para aquela refeição rápida, com todos os ingredientes cozinhando junto! Não desfie a carne, o truque é desfazer em pedaços rústicos – nem cubos, nem desfiado – apenas macia e suculenta!


Loading Gostou?   30 Favoritos